Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Passeio cultural pelo Rio de Janeiro - Parte 2

Oi gente, 
continuando o passeio cultural, a minha segunda parada do dia foi o Instituto Moreira Salles. A casa no bairro da Gávea onde viveram Walther Moreira Salles e sua família se tornou a sede do Instituto Moreira Salles. Apresenta exposições, filmes, shows, além de abrigar os acervos de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. 

A própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, é um atrativo para visitantes. O Instituto Moreira Salles é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo falecido proprietário e é atualmente administrada pela família Moreira Salles, tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais atuando principalmente em cinco áreas: fotografia , literatura, biblioteca, artes plásticas e música brasileira. 

Parte dos acervos fotográficos, literários, musicais e de artes pláticas estão disponíveis para consulta no site da instituição , assim como em seus centros culturais do (Rio de Janeiro, São Paulo e Poços de Caldas), quatro Galerias (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre).

Algumas características diferenciam o IMS de outras instituições culturais privadas do Brasil e do exterior. Uma delas diz respeito à sua forma direta de intervenção: contrapondo-se à prática do mecenato tradicional, a instituição prefere atuar fundamentalmente em iniciativas que ela própria concebe e executa. Outro fator que singulariza a atuação do Instituto Moreira Salles é a prioridade que ele confere a projetos de médio e longo prazos, o que significa escapar da fugacidade dos eventos, desenvolvendo programas regulares voltados para a formação e o aprimoramento do público.





A casa é organizada em torno a um pátio central. Assim, a casa apresenta um estudado contraste entre o classicismo italiano de Redig de Campos e o informalismo imprevisto do desenho de Burle Marx. Ou, em outras palavras, entre a civilização e a natu­reza.


Quando eu fui estava tendo uma exposição sobre fotografia, com fotos do Rio Antigo! Lindas! Eu amei ver um Rio de Janeiro tão diferente.








 Entrada franca, ou seja, "de gratis". Bom né?

Site: http://www.ims.com.br/ims

Endereço: 
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
CEP 22451-040 - Rio de Janeiro/RJ

Tel.: (21) 3284-7400

Horário de visitação: de terça a domingo e feriados, das 11h às 20h.

Gostaram da dica e das fotos?

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário