Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Passeio cultural pelo Rio de Janeiro

Olá gente lindaaaa!
Hoje vou falar de um passeio que eu fiz pelo Rio de Janeiro, primeiro eu fui até o Museu de Arte do Rio, também chamado de Museu Mar, depois fui ao Instituo Moreira Salles. Como iria ficar um post gigantesco, eu preferi dividir esse dia em duas parte. Então hoje, segunda-feira estou postando a primeira e na quarta-feira eu posto as fotos do Instituto Moreira Salles. Ta bom assim? 

Uma breve explicação sobre o Museu Mar, ele é uma das âncoras culturais do projeto de revitalização do porto, chamado de "Porto Maravilha", sendo um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra. 

Ao lado do museu está a Escola do Olhar, destinada à educação e que desenvolve programas de formação continuada em artes e cultura visual com professores e educadores. A escola tem parceria com universidades, instituições museológicas, Organizações não governamentais (ONGs) e programas de educação não-formal, construindo espaços de pesquisa, seminários, workshops e cursos.



Os dois prédios que compõe o complexo passaram por muitas obras. O Palacete Dom João VI, inaugurado em 1916 e tombado pelo município em 2010, foi submetido a um longo e meticuloso processo de restauro para se transformar no pavilhão de exposições do MAR. Um dos maiores desafios da equipe da obra foi unir dois edifícios tão diferentes, o que foi feito por essa passarela, que na verdade ficou como um grande corredor de acesso. 



O MAR apresenta um programa de visitas educativas oferecido a estudantes das redes públicas e particulares, ONGs, associações e grupos diversos. São feitas de terça a sábado em horários definidos entre 9h30 e 15h.











Perto do Museu há essa grande pintura, que fica bem em frente aonde eu consegui estacionar o carro. Linda né?


Nada como posar como uma arte de Rua para fechar o dia, já que dentro do Museu eu não tirei fotos. hahaha



Almoço no restaurante do Museu Mar:

Almocei no Café do Museu, que fica no térreo, bem ao lado da bilheteria. Estava rolando o menu do Rio Restaurant Week, que vem com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Eu amei! Achei o serviço bom e a comida excelente.






Informações importantes: 

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10 às 18h (venda de ingressos até 17h e acesso as salas de exposições até 17h15). 

Ingressos: R$8 a inteira, R$4 a meia e gratuito toda terça-feira

Restaurante Mauá: De terça a quinta, das 12h às 17h, e de sexta a domingo, das 12h às 20h.

Cristóvão Café e Bistrô: Acompanha o horário do museu (que foi o restaurante que eu almocei).

Não há estacionamento. Mas você consegue estacionar perto sem problemas, principalmente nos fins de semana.  


Endereço:
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro
CEP 20081-240
Rio de Janeiro/RJ

Espero que tenham gostado da dica. 
Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário